segunda-feira, 13 de julho de 2015

CHIA OU LINHAÇA: O QUE É MELHOR PARA A SAÚDE?



 

Chia

Benefícios
A chia é rica em ômegas 3 e 6: que ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL), reduzir o colesterol ruim (LDL), atuando, assim, na prevenção das doenças cardiovasculares. É anti-inflamatória, prevenindo doenças degenerativas e auxilia na regulação do sistema imunológico.

Rica em fibras: diminui a absorção de colesterol, favorece o controle da glicemia, auxilia na saciedade e aumenta também o volume do bolo fecal, regularizando o funcionamento do intestino, além de prevenir o câncer coloretal.

Rica em proteínas e minerais (como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, manganês, selênio e zinco): que são essenciais ao funcionamento adequado do organismo.

Ajuda a emagrecer
A chia, como todo alimento rico em fibra, quando hidratada, tem a capacidade de formar gel no estômago, auxiliando na
 manutenção da saciedade, e consequentemente, auxiliando as dietas de emagrecimento. A capacidade da chia formar esse gel é um pouco maior do que os outros alimentos também ricos em fibras.

Quantidade recomendada: de uma a duas colheres de sopa ao dia.

Como usar
Salada, sucos, frutas no iogurte, sopas, preparo de pães, biscoitos, bolos ou no prato de comida.

Ingestão de água
Em média, oito copos de água ao logo do dia, não exatamente logo após a ingestão.

Linhaça

Na linhaça estão presentes proteínas, fibras, ômega 3, 6 e 9, vitaminas do complexo B, vitamina C e E, além de minerais como ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio. A linhaça é uma das sementes mais populares, devido aos nutrientes em sua composição como proteínas, fibras, ômega 3, 6 e 9, vitaminas do complexo B, vitamina C e E, além de minerais como ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

A linhaça pode ser encontrada em 2 tipos de sementes, a dourada, e a marrom mais comum. As principais propriedades que oferece, ótima para auxiliar o funcionamento intestinal, no combate a anemia, ótima para acabar com a acne, na digestão, no equilíbrio hormonal, previne na retenção de líquidos, além de deixar a pele e cabelos mais bonitos.

Outros benefícios da linhaça, é que pode ajudar na prevenção do câncer de mama, além de amenizar muitos sintomas da menopausa a da TPM, tudo graças a Lignana uma substância com propriedades antioxidante e anti-inflamatória, encontrada também no gergelim e no grão-de-bico.

Uma forma de potencializar a linhaça, que significa intensificar os benefícios fornecidos, é utilizar na forma moída, ou, até triturada.

A linhaça pode ser consumida de diversas maneiras, como polvilhando uma sopa que já está no prato na hora de servir, pode ser adicionada a receita de bolos sem interferir no sabor, em tortas tanto no recheio como nas massas, até mesmo para dar uma aparência com um toque diferente, em iogurtes, vitaminas, sucos, e pode polvilhar sobre as saladas verdes e bem coloridas tornando muito mais nutritivas.

Dica de Ouro- linhaça X ovo

A linhaça pode ser um substituto a um ingrediente que nunca pode faltar na preparação de um bolo, o ovo. O segredo é coloque de molho 3 colheres de sopa de semente de linhaça em meio copo de água, durante 4 horas. O gel que se forma dessa mistura, substitui facilmente 1 ovo, e dará a liga necessária para o sucesso da receita. Experimente fazer modificações em outras receitas também. Os pratos ficarão mais nutritivos.

Informações nutricionais encontradas em 1 colher de sopa da semente de linhaça

·         calorias 80 kcal

·         carboidratos 3,99g

·         proteínas 2g

·         gorduras totais 6g

·         gorduras saturadas 0g

·         fibra alimentar 3g

·         sódio 0%

 

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário