Páginas

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Os benefícios do chá de malva branca



 

A malva, de nome científico Malva Sylvestris L., é uma planta de origem europeia da família das Malváceas. Muito sensível, a planta não resiste a frios intensos e deve tomar sol por no mínimo quatro horas diariamente. Quando atinge a maturidade chega geralmente a pouco mais de 1 metro de altura e floresce. As plantações de malva estão presentes em todo mundo, mas é nos países tropicais e subtropicais que a planta se desenvolve plenamente. Existe também pelo mundo uma confusão a respeito das espécies de malva, que possuem finalidades medicinais muito distintas e devem ser ingeridas com cuidado. A espécie de malva mais consumida é a branca.

A erva possui excelentes propriedades como ácidos graxos, flavonoides, ácidos cumarínicos, antraquinônicos cafeico e clorogênicos que são ótimos para serem usados com laxativos.

Se usado em compressas o chá e ótimo contra os furúnculos na pele, acnes além de ajudar a refrescar a pele. Mas precisamos observar bem os rótulos das embalagens com estrato para termos certeza que realmente estamos adquirindo a malva sylvestris, isto porque existe outra espécie de malva no mercado, para evitar cometer enganos e prejudicar a saúde e aconselhado consultar um médico que entenda de fitoterapia, podemos encontrar a malva nas farmácias em formas de extratos líquidos e comprimidos.

As pessoas que tem problemas de diarreias crônicas não deverão fazer uso do chá da malva. As pessoas que desejarem tomar deste chá e aconselhado tomar no máximo 600 ml deste chá que deverá ser dividido em 3 partes iguais e tomado durante o dia.

Propriedades

Para compreender o que faz a malva ser tão benéfica, considere que ela possui vitaminas A, B1, B2 e C, flavonoides, mucilagem e carotenos. Assim, entre suas maiores propriedades, a malva é antioxidante, importante para combater os radicais livres, o envelhecimento precoce e o aparecimento de sinais de idade; adstringente, responsável por manter o organismo em constante cicatrização, evitando infecções e outros males; diurética, propriedade que faz o organismo aumentar a quantidade de urina eliminada, o que reduz e evita cistites e infecções do trato urinário, além de proporcionar uma “limpeza” ao organismo por eliminar toxinas e bactérias e, ainda, reduzindo o inchaço causado pela retenção de líquido; expectorante, fundamental para o tratamento de doenças respiratórias e pulmonares, combatendo e prevenindo gripes, tosses e resfriados; laxante, propriedade que estimula o bom funcionamento do intestino, também eliminando bactérias e toxinas; emoliente, calmante da pele e tecido, age como anti-inflamatório e é indicada em casos de úlceras e gastrites.

Indicações

·         Compressas das folhas para tratar queimaduras de sol;

·         Inflamações da boca (gengivite e afta, por exemplo) e garganta, são tratadas com gargarejos do chá;

·         Úlcera;

·         Gastrite;

·         Prisão de ventre;

·         Emplastro para curar abcessos, etc.

Receita

Em alguns lugares da Europa o chá de malva é feito com as flores secas da planta, mas aqui no nosso país é mais comum fazermos a infusão utilizando as folhas. O processo de preparação do chá é bem comum, mas é necessário respeitar o tempo de repouso indicado:

·         Em uma panela de ferro ou vidro coloque um litro de água e duas colheres de sopa de folhas secas de malva;

·         Leve a panela ao fogo e desligue assim que a água levantar fervura;

·         Tampe a panela e deixe o chá em repouso por dez minutos;

·         Coe e beba sem adoçar ou adoçado com mel.

 

 

 

Um comentário:

  1. A planta que é mostrada na foto não seria a Flor-do-Guarujá (Turnera subulata)?

    ResponderExcluir